Clube da Rua

O Clube

Uma comunidade feita para pessoas que querem fotografar pelas ruas de São Paulo com mais frequência, mais segurança, ampliar seus conhecimentos e descobrir novas formas de enxergar a cidade.

O nosso principal objetivo é desenvolver o nosso olhar através de saídas fotográficas e discussões coletivas sobre a fotografia de rua, composição, luz e a criação das nossas próprias narrativas.

Como funciona?

O Clube da Rua é uma jornada fotográfica que se renova a cada ano e as principais atividades são:
- Saídas fotográficas em diferentes regiões
- Encontros dedicados à análise das fotos
- Publicação de uma revista no final de cada edição

Quando?

Os encontros acontecem entre março e dezembro de cada ano.

Como ser um membro?

No início de dezembro, nossos membros têm prioridade na renovação para o próximo ano. As vagas remanescentes são abertas para novos inscritos.

Para quem é?

É pra todo mundo que curte tirar foto e quer se conectar com a cidade de uma forma diferente – A maioria dos nossos membros não são fotógrafos profissionais. Junte-se à nossa comunidade e aprimore seu olhar fotográfico!

Mais detalhes

Saídas fotográficas

São caminhadas em diferentes regiões da cidade de São Paulo.

Lugares que pretendemos fotografar em 2025
Largo 13 de maio, Bixiga, Brás, Osasco, Baixo Augusta (noturna), Liberdade (noturna) e outras a definir.

Encontros de edição/ análise

Com a participação de Rafa Rojas e TW Jonas (Selo Vertigem), teremos orientações para nos ajudar a construir séries fotográficas e discussões coletivas para selecionar as fotografias que vão entrar na segunda edição da nossa revista, que está prevista para dezembro de 2025.

Revista Clube da Rua Vol.02

Assim como a nossa primeira edição, vamos ter um ensaio coletivo com as fotos feitas pelos membros do clube, mas também pretendemos trazer novos conteúdos, como ensaios individuais, entre outros.

Fotógrafos

Reunimos um grupo de fotógrafos de peso para potencializar os nossos encontros.

  • Fotógrafo e fundador da ASA 55, é o responsável pelo Clube da Rua e estará presente em todos os nossos encontros.

    Já teve exposição fotográfica selecionada no edital Ocupa Nave (São Paulo) e no Centro Cultural Nilson Prado Telles. Foi vencedor no Festival Mobgraphia Photo Festival, na categoria Documental (MIS-SP) e já teve fotos selecionadas nos Festivais Paraty em Foco e Amparo em Foco e participou de publicações coletivas da Selo Vertigem.
    Em 2020 produziu o foto-livro O Cotidiano no Norte, retratando a vida cotidiana de algumas cidades da Índia.

    Instagram @ciba.foto

  • Fotógrafo e redator, estará presente em algumas saídas fotográficas.

    Já teve suas fotos selecionadas pela Lensculture Awards na categoria retrato em 2024 e 2020, pelo One Shot Award 2023 (BBA Gallery/Berlin) e suas fotos já foram exibidas na Galeria Porão (São Paulo).

    Também já foi finalista no Festival Paraty em Foco em 2019 e participou de publicações coletivas como a Publicação no Blog da NatGeo (2019).

    Instagram @guga.neves_

  • Fotógrafo, curador e editor, estará presente nos encontros de edição.

    Em 2021, publicou o livro "Underground Stories". Em 2022, co-criou a revista “Imagem Vertigem”.

    Foi editor e curador dos livros “Minhocão de cima a baixo”, “Liberdade da Praça ao Teatro” e "STAA-Sequelas"

    Seu trabalho já foi publicado nos periódicos LensCulture, Noice Magazine, Street Photography Magazine, PhotoVogue, The Avenue Magazine, BROAD Magazine, Reset Chile, Revista Ampolleta Roja, além de outras publicações e exposições brasileiras. Em 2024, expôs o projeto “Cores de São Paulo" no MIS.

    Instagram: @_rafarojas

  • Fotógrafo, curador e editor, estará presente nos encontros de edição.

    Nasceu em Salvado e vive hoje em São Paulo. É químico de formação e começou a fotografar por influência do amigo Elias Santos, artista plástico soteropolitano, cujos nus o arrebataram pela cor, pelo vigor e pela estranheza.
    Autodidata, fotografa há 26 anos. Participou de coletivas em locais como ICBA-Instituto Cultural Brasil-Alemanha (em Salvador), nos eventos Santa Teresa de Portas Abertas e MOLA - Mostra Livre de Artes (no Rio de Janeiro) e no evento Voodoohop (em São Paulo). É coautor do livro A descoberta do segundo sexo (2018) e autor do livro Science is sexy (2019), ambos lançados pelo selo Gosto Duvidoso.

    Atualmente se dedica à fotografia de rua e tem imagens publicadas em obras coletivas como Av. Paulista: de ponta a ponta (2022) e Minhocão: de cima a baixo (2023), publicadas pelo Selo Vertigem, e na revista Imagem Vertigem #1, também publicada pelo Selo Vertigem.

    Instagram@tw.jonas

Revista Clube da Rua Vol 01

Compre e fortaleça a cena

Quero ser membro

Garanta sua vaga na lista de interesse para 2026!
Nós te avisaremos sobre a abertura das inscrições antes do público geral.