Resumo
O estado, que nos últimos anos vem ganhando os holofotes dentro do turismo nacional, ainda guarda muitas surpresas fascinantes. Tanto pelas suas paisagens cinematográficas ainda pouco conhecidas, quanto pela hospitalidade e simpatia das pessoas que cruzam o nosso caminho.
Nessa viagem vamos conhecer o Cariri, região de uma riqueza cultural única e que muitas vezes é castigado pelas secas. Dos artesãos de couro nas pequenas oficinas, até os vaqueiros com seus trajes típicos. Da carne de sol com macaxeira na pousada, ao especial cuscuz da Dona Lia. A rica cultura Paraibana faz dessa Expedição uma viagem única.
Principais informações
Data prevista outubro de 2026
Encontro João Pessoa
Fim João Pessoa
Grupo Até 8 participantes
Tem interesse em participar?
Preencha o formulário abaixo e avisaremos quando todos os detalhes estiverem confirmados.
Quero participar
Assim que todos os detalhes forem definidos, vamos entrar em contato e te enviar em primeira mão :)
Destaques
A charmosa cidade de Cabaceiras e seus moradores
O místico Lajedo de Pai Mateus
Os distritos da Ribeira, o curtume e as pequenas oficinas de couro artesanal
O famoso letreiro da Roliúde Nordestina
Os vaqueiros com suas tradicionais vestimentas de couro
Ingá, as inscrições rupestres e o cuscuz da Lia
A expedição
Nessa viagem vamos conhecer o incrível Cariri Paraibano. De clima quente, vegetação rasteira, e que em muitos momentos sofre com a seca, mas também pode nos surpreender, e até ser encontrado verde e cheio de vida. Por lá, vamos nos hospedar em uma Pousada aconchegante na zona rural de Cabaceiras, cidade que já foi cenário de muitos filmes nacionais, como o “Auto da Compadecida”, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, e mais recentemente, a série da Amazon Prime “Cangaço Novo”. Por isso, também é conhecida como a “Roliúde Nordestina”, lugar onde histórias reais e imaginárias se misturam.
Por lá, também vamos visitar o Lajedo de Pai Mateus, um lugar que parece parte de um outro planeta.
Isso pode até parecer título de revista sensacionalista, mas o Lajedo é um daqueles lugares que você só vai entender o quanto é especial, quando estiver caminhando pelas enormes pedras, e lá de cima, ter uma visão espetacular do Cariri Paraibano, com aquele pôr do sol laranja descendo até o horizonte. Um lugar perfeito pra se desconectar do mundo e nos inspirar para fazer fotografias únicas. (Além de vivenciar o Lajedo durante o dia, também vamos fotografar à noite).
Também iremos visitar os distritos da região, conhecendo as pequenas oficinas de couro e as técnicas que foram passadas de gerações em gerações dentro das famílias. Vamos conhecer todo o processo dentro de um curtume, que é uma fonte de renda muito importante para os moradores da região, que tem o menor volume de chuvas do país.
Na Fazenda Gangorra, vamos fotografar os vaqueiros com seus trajes típicos. As vestimentas de couro, que já fazem parte do imaginário popular, também servem para proteger dos arranhões dos cactos e de outras plantas espinhosas do Cariri.
Na última noite vamos ver as fotos que fizemos e também aproveitar para dar dicas de tratamento de imagens. Iremos mostrar como enriquecer a nossa produção fotográfica com ajustes de cor, luz, sombra, temperatura, entre outras correções feitas através do Lightroom.
Roteiro previsto
Nosso roteiro é elaborado para que as pessoas tenham uma ideia dos lugares que vamos visitar, mas podemos adaptar conforme as condições climáticas e os interesses do grupo.
Dia 1
João Pessoa - Cabaceiras
9h Encontro no Aeroporto PC. Pinto - João Pessoa
9.30h Pegar a estrada sentido Cabaceiras
12.30h Almoço em um restaurante com comidas caseiras deliciosas.
À tarde vamos caminhar e fotografar pelo Lajedo de Pai Mateus até o pôr-do-sol
Pernoite Pousada Matuto Sonhador
Dia 2
Ribeira + Cabaceiras
De manhã, vamos visitar as pequenas oficinas de couro, o curtume, e conhecer todo o processo artesanal.
À tarde, vamos conhecer a charmosa cidade de Cabaceiras e o famoso letreiro da Roliúde Nordestina. Vamos caminhar e fotografar pela cidade, conversar com alguns moradores e visitar o Memorial do cinema.
Pernoite Pousada Matuto Sonhador
Dia 3
Salambaia + Vaqueiros
De manhã, vamos conhecer o Lajedo da Salambaia, famoso pelo seu incrível nascer do sol.
À tarde, vamos visitar a Fazenda Gangorra, tomar um café e fotografar os vaqueiros em ação.
À noite voltamos ao Lajedo de Pai Mateus
Pernoite Pousada Matuto Sonhador
Dia 4
Artesãos, fotografias e celebração
De manhã, vamos conhecer outros artesãos da região e depois do almoço, vamos ver as fotos que fizemos durante a viagem. Iremos aproveitar para dar dicas de tratamento de imagens e falar sobre o desenvolvimento de séries fotográficas.
À noite faremos uma celebração com música e bebidas típicas
Pernoite Pousada Matuto Sonhador
Dia 5
Manhã livre + Restaurante da Dona Lia
No último dia, podemos dormir até mais tarde, descansar e aproveitar a nossa pousada.
10h Pegar a estrada sentido João Pessoa
12h Almoço no restaurante da Dona Lia
14h Fim da viagem: Aeroporto PC. Pinto - João Pessoa)
Depoimento
Carol Sarno - Rio de Janeiro, Brasil